terça-feira, 6 de setembro de 2011

REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GARUVA

DESENVOLVE TRABALHO ARTICULADO

A Educação Municipal de Garuva vem se destacando com frequência devido a realização de um trabalho articulado em formato de rede incentivadora de ações inovadoras e coletivas. Prova disso, são os índices do último IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Em se tratando de Unidade Escolar, Garuva emplacou a Escola Municipal Vicente Vieira como a grande detentora dos melhores resultados para nossa cidade, pois nas quartas séries, a Escola subiu de 3,9 (IDEB observado em 2007) para notáveis 6,9 em 2009 ultrapassando significativamente a meta projetada pelo INEP/MEC que era de 4,1 – o que colocou a Rede Municipal de Ensino em 1° lugar no índice do IDEB de Santa Catarina para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Já em se tratando das oitavas séries, a mesma Escola Municipal atingiu a meta projetada que foi de 4,3 retratando assim, o pleno processo de crescimento que vem adquirindo as referidas séries (de 4,2 em 2007 para 4,3 em 2009). Atualmente a Rede Municipal de Ensino possui 2.269 alunos distribuídos em Educação Infantil (02 creches e 06 prés), Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental (06 escolas) e Educação de Jovens e Adultos (01 escola). A Diretora de Ensino senhora Neusa Regina Wachholz fala sobre a Rede Municipal de Ensino de Garuva:

1°) Como a senhora vê a qualidade da Rede Municipal de Ensino de Garuva? Tal realidade é fruto do que?

Temos hoje na Rede Municipal em Garuva, um ensino de qualidade que envolve muitas variáveis: Organização inovadora, aberta, dinâmica. Projeto pedagógico participativo, docentes bem preparados, motivados e com boas condições profissionais, infra-estrutura adequada, tecnologias acessíveis e renovadas. Alunos motivados, com capacidade de gerenciamento pessoal e grupal. Prova disso é o notável crescimento do nosso IDEB, que para nós é motivo de muito orgulho. Obviamente que muito temos para melhorar, para fazer da escola um local privilegiado para a construção do conhecimento científico, literário, artístico e tecnológico, que possibilite a formação do pensamento crítico de nossos alunos/cidadãos, um local de práticas sociais transformadoras, porém acredito que caminhamos a passos largos em busca dessas conquistas e isso é fruto de um trabalho democrático na construção de nossa proposta pedagógica, da nossa identidade, cada profissional que faz educação em Garuva, é peça fundamental nesse trabalho e isso é condição indispensável para formarmos cidadãos capazes de participar da vida política, social e econômica de uma sociedade moderna.

2°) Relate as principais estratégias pedagógicas que a Rede Municipal de Ensino de Garuva tem utilizado atualmente?

Não existe nenhuma ação mirabolante, que num passe de mágica transforme a realidade, existe sim um trabalho concreto que tem como base o chão da sala de aula”, cito estas palavras da nossa Secretária Municipal de Educação, pois acredito que elas resumem tudo o que estamos vivenciando. Iniciamos esse trabalho com a elaboração do nosso Plano de Curso, posteriormente da nossa Proposta Curricular Unificada, sempre com a participação fundamental e maciça dos profissionais da Rede Municipal de Ensino, com muita leitura, com muito estudo, tendo como referenciais a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), as Diretrizes Curriculares Nacionais, e os PCN`S (Parâmetros Curriculares Nacionais) que norteiam a educação brasileira. Também vale ressaltar aqui, a construção coletiva do PPP (Projeto Político Pedagógico) e do Regimento Interno de cada Instituição, trabalho este que envolveu a equipe da SME, escola e comunidade. As reuniões pedagógicas que aconteceram ao longo do primeiro semestre também foram de grande valia, onde a troca das experiências vivenciadas em sala de aula foi partilhada com os colegas, propiciando assim a troca de conhecimentos. No mês de julho tivemos ainda três dias de capacitação pedagógica em circuito de oficinas, como Arte em Balões, Contação de Histórias, Jogoteca, Brinquedoteca e Teatro. Oficinas estas que vieram agregar conhecimentos e trazer novas propostas de trabalhos pedagógicos enriquecendo ainda mais o dia a dia na sala de aula.

3°) Como é a atuação dos profissionais que integram a Rede Municipal de Ensino de Garuva hoje?

Temos uma gama de profissionais capacitados e participativos, que fazem educação de qualidade e principalmente amam o que fazem, quando lhes é proposto algum trabalho, prontamente eles abraçam a causa e o resultado é sempre surpreendente, tenho orgulho de fazer parte da educação de Garuva e também ser professora efetiva da Rede Municipal de Ensino.

4°) Quais os compromissos dos projetos, programas e associações existentes no Município com a Rede Municipal de Ensino de Garuva hoje? Quais são os resultados dessas parcerias?

As parcerias são muitas e o compromisso é termos todos os segmentos educacionais trabalhando em rede articulada, onde o nosso compromisso maior é a criança, o nosso aluno, é para ele e por ele que trabalhamos e buscamos fazer sempre o melhor, oferecendo suporte seja ele artístico, como na pintura da Casa da Cultura, na dança do Projeto Garuva Dança, nas aulas de música do MUSICART, no esporte, como na escolinha de futebol, no apoio pedagógico da equipe multidisciplinar da EMAP, no reforço escolar e oficinas da APAM ou nas aulas de ética e Cidadania do Programa Sócio Ambiental Ser Cidadão. Acreditamos nos resultados positivos e em todos estes segmentos que estão trabalhando a todo vapor na busca pela excelência da qualidade na educação de Garuva.

5°) Relate algumas ações previstas para acontecer nesse último semestre letivo de 2011?

Para o segundo semestre, do ano letivo daremos continuidade a todos os programas e projetos e teremos uma novidade, as capacitações previstas para os meses de setembro e outubro, serão divididas por segmentos, creches, pré escolas, anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e EMEJA, para cada um desses segmentos serão abordados temas voltados a psicologia do desenvolvimento humano, relacionamento professor e alunos e personalidade, também acontecerão palestras aos alunos e pais de alunos dos anos finais e da Educação de jovens e adultos, visando aproximar família e escola. Essas palestras e oficinas terão como ministrante o professor Guilherme Guimbala Júnior (psicólogo).

Foto e Texto: divulgação Secretaria Municipal de Educação/2011

sábado, 3 de setembro de 2011