segunda-feira, 20 de junho de 2011

PROJETO “ESTOU CRESCENDO”

É DESENVOLVIDO EM CRECHE DE GARUVA

Cecília Zawodine Peters, Janice Budal e Rosana de Fátima Guibes do Amaral que atuam como professoras no Maternal III da Creche Municipal Frei José Bertoldi em Garuva estão desenvolvendo um projeto capaz de direcionar seus alunos à adoção das mais corretas práticas de higiene e saúde. Trata-se do Projeto “Estou Crescendo” que tem como tema Higiene e Saúde e, em sua aplicação, prevê ações de motivação através do teatro de fantoches, contação de histórias, confecção de cartazes e brinquedos, música e dança. Tudo com o intuito maior de fomentar atitudes coletivamente corretas e saudáveis, como por exemplo, escovação dentária, lavação de mãos, respeito às diferenças, banho, escovação dos cabelos, atividades de lazer, etc. Outro quesito importante a considerar é que todos os materiais utilizados para o desenvolvimento das atividades são confeccionados coletivamente a partir de produtos recicláveis que os próprios pequeninos encarregam-se de levar à Creche. Da proposta, nasceu também a tartaruguinha ecológica que é considerada a mascote do Projeto, pois, além de representar higiene e saúde, ela foi construída com restos de garrafas petis servindo assim, como brinquedo entre os vinte e um alunos contemplados pelo Projeto. Rosane Leandro Olivério que é Diretora na Creche diz que “a ideia atinge alunos e familiares, possui interesse em zelar pela saúde das pessoas e é coletiva e multidisciplinar, em resumo, é ferramenta capaz de alterar realidades – o que consideramos ser relevante e indispensável em meio ao processo educacional. Por fim, estamos felizes com os resultados visivelmente obtidos, como por exemplo, o interesse demonstrado em praticar os melhores hábitos de higiene e saudável convívio em grupo”. A Prefeitura de Garuva por intermédio da sua Secretaria Municipal de Educação parabeniza direção, professores, pais e alunos pela proposta do projeto.

Foto e texto: divulgação Secretaria Municipal de Educação/2011

quinta-feira, 9 de junho de 2011

TRAFICANTE – JOGA FORA NO LIXO

MARCELO TAVARES
Geógrafo

Droga é qualquer substância e/ou ingrediente utilizado, por exemplo, em laboratórios para a confecção de comprimidos que aliviam dores de cabeça e inflamações. Contudo, o termo é comumente empregado a produtos causadores de dependência como o tabaco, o álcool, maconha, crack, cocaína, LSD, etc. Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que direcionam um indivíduo ao uso de drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), busca pela coragem, dificuldade em enfrentar e/ou suportar situações difíceis, hábito, rituais, busca por sensações de prazer, tornar-se calmo, servir de estimulante, facilidades de acesso, etc. Destroçar o encantamento pelo Universo que se movimenta acerca da utilização de drogas lícitas e/ou ilícitas talvez seja um dos mais difíceis compromissos de uma sociedade que se autodenomina preocupada com o futuro de suas crianças e adolescentes. Seguindo tal raciocínio, outro gigantesco abismo estabelece-se em meio aos humanos (humanos?) que comercializam tais substâncias utilizando-se dos eficientes serviços 24 horas em caráter até mesmo de tele entrega – sensacional preocupação em bem atender, porém, uma criminosa forma de obter dinheiro e lucro. O sujeito também conhecido como traficante responsável pela venda de entorpecentes, muitas vezes, mantém sua miserável imagem associada à possibilidade de ostentar bens como sensacionais carros, vestimentas das mais caras marcas e arrecadação de dinheiro fácil, porém, com breve vida útil. Em meio a tudo isso, organizações como Escola e Família são vistas como a opção menos importantes em meio a nossos jovens, pois erroneamente preferem a vulnerabilidade das ruas, bares, danceterias e pontos de tráfico – onde os limites são pouco responsáveis e nada cautelosos. Campanhas de conscientização e de prevenção, apreensões diárias de entorpecentes e seus vendedores e a oferta de alternativas compõem ações capazes de evitar tamanho mal, porém, o crescimento vertiginoso nas entranhas desse Universo caótico, sombrio, violento e doente está se tornando assustador e, porque não dizer, a verdadeira e maior epidemia dos últimos tempos? Acredito que ao encaminharmos jovens a práticas esportivas, espirituais, culturais e educacionais, no mínimo, tais estatísticas seriam minimizadas. Pois então senhores! Engavetemos “discursinhos” e vamos à prática?

domingo, 5 de junho de 2011

PREFEITURA DE GARUVA

OFERECE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR SAUDÁVEL

A alimentação fornecida aos estudantes matriculados nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de Garuva é outro fator que merece destaque no que se refere a educação municipal. Respaldados por um teste de aceitabilidade, o cardápio é montado através de uma parceria entre a nutricionista da Prefeitura de Garuva, diretores e merendeiras das Escolas, Prés e Creches do Município. O resultado de tal trabalho é a oferta de uma alimentação escolar capaz de atender as necessidades nutricionais dos aproximadamente dois mil estudantes matriculados na Educação Infantil e Anos Inicias e Finais do Ensino Fundamental das Unidades Educacionais mantidas pela Prefeitura de Garuva durante o período em que se mantém nas Escolas, intensificando assim, a qualidade na alimentação diária de todos. A Prefeitura de Garuva e o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE custeiam os recursos necessários à aquisição dos ingredientes que integram o cardápio que é montando bimestralmente. Abaixo, segue o cardápio para os meses de Junho e Julho/2011:

ESCOLA MUNICIPAL VICENTE VIEIRA

2ª feira: sopa de legumes, macarrão, frango e feijão;

3ª feira: risoto de carne, salada de alface e tangerina;

4ª feira: macarrão a bolonhesa, salada de repolho e laranja;

5ª feira: polenta com frango ao molho e salada de alface;

6ª feira: bolo sabor de cenoura na 1ª sexta-feira, chocolate na 2ª sexta-feira, banana na 3ª sexta-feira e farofa na 4ª sexta-feira, café com leite e banana.

PRÉ ESCOLAR DENTE DE LEITE

2ª feira: sopa de legumes, macarrão, frango e feijão;

3ª feira: esfirra aberta de legumes e carne (massa caseira, legumes e carne) e suco de laranja;

4ª feira: macarrão com molho de carne, salada de alface e tangerina;

5ª feira: sanduíche natural (pão fatiado, margarina, frango desfiado, cenoura ralada) e café com leite;

6ª feira: bolo sabor de cenoura com cobertura de chocolate na 1ª sexta-feira, banana na 2ª sexta-feira, nega maluca na 3ª sexta-feira e farofa na 4ª sexta-feira, café com leite e banana.

ESCOLAS MUNICIPAIS COM MENOS DE 300 ALUNOS

2ª feira: sopa de legumes, macarrão, frango e feijão;

3ª feira: risoto de carne, salada de repolho e tangerina;

4ª feira: pão fatiado com margarina, achocolatado e banana;

5ª feira: polenta com frango ao molho e salada de alface;

6ª feira: bolo sabor cenoura na 1ª sexta-feira, chocolate na 2ª sexta-feira, banana na 3ª sexta-feira e farofa na 4ª sexta-feira, café com leite e laranja.

CRECHE MUNICIPAL “FREI JOSÉ BERTOLDI” E CRECHE MUNICIPAL “JOÃO DE DEUS”

2ª Feira

3ª Feira

4ª feira

5ª feira

6ª feira

Café da Manhã

Café com leite

Pão fatiado com margarina

Maçã

Café com leite

Pão fatiado com patê de milho

Tangerina

Café com leite

Bolo de Cenoura

Mamão

Café com leite

Pão fatiado com margarina

Laranja

Café com leite

Pão fatiado com patê de cenoura

Banana

Almoço

Arroz, feijão, frango em cubos com cenoura e batata e salada de repolho

Arroz, feijão, picadinho com chuchu, farofa e salada de alface

Arroz, feijão, frango assado, farofa e salada de beterraba

Arroz, feijão, almôndegas ao molho, macarrão e salada de cenoura

Arroz, feijão, frango ao molho, polenta e salada de chuchu

Lanche da Tarde

Iogurte, banana amassada e, para o maternal I, mamadeira de leite integral com açúcar e mingau de arroz

Vitamina de maçã e banana e, para o maternal I, mamadeira de leite integral com açúcar e mingau de arroz

Arroz doce (morno) e, para o maternal I, mamadeira de leite integral com açúcar e mingau de arroz

Vitamina de mamão e, para o maternal I, mamadeira de leite integral com açúcar e mingau de arroz

Para o maternal I e II, banana e maçã picada com cobertura em calda de chocolate e, para o maternal I, mamadeira de leite integral com açúcar e mingau de arroz

Jantar

Sopa de legumes com arroz e frango

Sopa de legumes com macarrão e carne

Sopa de feijão com macarrão, legumes e carne

Bolo de cenoura com cobertura e achocolatado

Canja com legumes e macarrão

Ainda se referindo as Creches, as refeições ofertadas para as crianças do maternal 1 deverão ser amassadas ou picadas para facilitar a ingestão e melhorar a aceitação. Além disso, as sopas não são liquidificadas e os legumes são amassados com garfo ou passados na peneira. Todos os cardápios mantêm-se afixados em locais visíveis na cozinha, refeitório, sala dos professores e secretaria da Escola. Márcia Corrêa que é Secretária Municipal de Educação em Garuva afirma que “incentivamos a construção e a manutenção de hortas nas Escolas Municipais a fim de que seus produtos sejam inseridos na alimentação escolar. Além disso, os alimentos possuem valor nutricional comprovado e a associação entre eles garantem uma alimentação saudável, sustentável e de elevada qualidade – o que consideramos ser indispensável para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes”. Por fim, qualquer alteração no cardápio é registrada no caderno da merenda com justificativa da direção e da merendeira da Escola.

_______________________________________________________________________________________

Foto e texto: divulgação SME/2011