quinta-feira, 7 de abril de 2011

PROGRAMAS AUXILIAM EDUCAÇÃO DE GARUVA

A Prefeitura de Garuva através da Secretaria Municipal de Educação projetou a Rede Municipal de Ensino a patamares de destaque quando, em 2010, obteve sensacionais índices no IDEB: 1° lugar de Santa Catarina e 12º em nível Nacional para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental – números que caracterizam excelência e qualidade nos serviços prestados à população. Vários são os fatores que contribuem para a sustentação de tão expressivo resultado, como por exemplo, a oferta de profissionais capacitados e atualizados, alimentação saudável, transporte escolar monitorado e gratuito, material didático pedagógico articulado e construído em formato de rede, entre outros. Além disso, os Programas e parcerias que o Município mantém auxiliam à melhoria do processo de ensino aprendizagem. São eles:

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DE APOIO PEDAGÓGICO – EMAP é composta por uma terapeuta ocupacional, duas psicopedagogas, uma fonoaudióloga, uma psicóloga e uma orientadora educacional. A EMAP oportuniza o atendimento educacional especializado aos alunos com dificuldades e deficiências de aprendizagem, integrando família e professores na busca pela ascensão dos melhores resultados. Mais informações pelo telefone 34453381.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL SER CIDADÃO acontece desde 2007 em Garuva e já arrematou vitórias importantes como, por exemplo, a comprovação da melhoria no redimento escolar. O Ser Cidadão é aplicado para alunos do 1º ano a 8ª série e é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, o Ministério Público de Santa Catarina – Comarca de Garuva e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA. Mais informações pelo telefone 34458217.

PROGRAMA SEGUNDO TEMPO: as atividades planejadas para 2011 são individuais (atletismo, tênis de mesa, corrida, etc.) e coletivas (vôlei, handebol, futebol, etc.). Além disso, está programada uma Colônia de Férias para Julho e também atividades de reforço escolar, como por exemplo, orientação em trabalhos escolares, etc. Em Santa Catarina, o Segundo Tempo conta com a parceria da Eletrosul, Fundação Banco do Brasil/BESC, Prefeituras, Associações de Moradores e Organizações Sociais. Mais informações pelo telefone 34454038.

PROGRAMA MUSICART CIDADANIA: tem como objetivo principal a melhoraria da convivência familiar e comunitária através da música com ênfase à cidadania. Há casos de famílias que todos os membros são alunos do projeto. Oportuniza-se o aprendizado de instrumentos de corda, sopro, teclado, percussão e técnica vocal. Os alunos recebem instrução e as aulas buscam a promoção do ambiente familiar, melhorando assim, a convivência nesse aspecto. Mais informações pelo telefone 34454036.

UNIDADE MÓVEL DE INFORMÁTICA possibilita a inclusão digital para escolas com menos de 300 alunos. O “ônibus da informática” como também é conhecido está equipado com 12 computadores e atende comunidades rurais levando o acesso a informática através de cursos diversos na área. É fruto de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação, Petrobras e CMDCA. Mais informações pelo telefone 34458246.

TELECENTRO COMUNITÁRIO promove a inclusão digital e o desenvolvimento social e econômico da comunidade atendida, reduzindo assim, a exclusão social e criando oportunidades aos cidadãos. O Telecentro Comunitário de Garuva atende a comunidade em geral e estudantes e está anexo à Escola Municipal Vicente Vieira funcionando de 2ª a 6ª feira das 8h às 11h30min e das 13h15min às 17h45. Mais informações pelo telefone 34458246.

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – APAM é fruto de uma parceria entre a Fundação Maurício Sirotsky e a Prefeitura de Garuva. A APAM do Município é uma entidade sem fins lucrativos e atende crianças e adolescentes oriundos das Escolas Municipais e Estaduais cujos pais trabalham. Em Garuva, a Associação oferece escolinha de futebol e aulas de artesanato em geral. Mais informações pelo telefone 34453771.

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL – PETI: é fruto de parceria entre o Governo Federal, Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e da Secretaria Municipal de Educação que tem como objetivo principal a retirada de crianças e adolescentes de 06 a 15 anos de situações de trabalho consideradas insalubres e que prejudiquem seu desenvolvimento intelectual e/ou físico. Em Garuva, o PETI atende 25 crianças em horário extra escolar onde são desenvolvidas atividades sócio educativas, de inclusão digital, recreativas, entre outras. Mais informações pelo telefone 34454029.

APAE – CAESP SOFIA ARAÚJO – através de uma parceria onde a Prefeitura de Garuva repassa subvenção à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a APAE de Garuva oferece atendimento clínico educacional especializado nas áreas pedagógica, fisioterapeutica, fonoaudiológica, psicológica e terapia ocupacional. É especializada para que o aluno seja beneficiado na sua melhora e minimização da deficiência psíquica motora, além disso, receber ensinamentos em favor do melhor condicionamento sócio-familiar. Deseja formar uma sociedade com valores, sem preconceito e desprovida de antigos conceitos. Mais informações pelo telefone 34453381. Itálico

Márcia Corrêa que é Secretária Municipal de Educação de Garuva destaca que “trabalhamos com extrema responsabilidade e priorizamos a oferta de ações capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas. O fato de estarmos em situação de destaque não nos faz descuidarmos em momento algum, ou seja, percebemos que há muito trabalho ainda a ser feito e, por isso, articulamos posturas que possibilitam benfeitorias maiores aos nossos estudantes e suas respectivas famílias. Acreditamos numa Educação coletiva, construtiva e com responsabilidade social – e é assim que continuaremos atuando”.

Foto: Neusa Wachholz
Texto: Marcelo Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário